Pé Na Escola | Educação Política Criativa | Portfolio
21548
page-template-default,page,page-id-21548,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-2.6,wpb-js-composer js-comp-ver-4.9.2,vc_responsive

Portfolio

Uma educação para o século XXI

O PÉ NA ESCOLA é uma empresa que desenvolve soluções customizadas para uma EDUCAÇÃO POLÍTICA CRIATIVA.

Educação Política Criativa é feita de conteúdos e práticas que estimulam a convivência na diversidade, a solução de conflitos por meio do diálogo, a criatividade, a colaboração e o respeito às singularidades. O Pé na Escola é apartidário e acredita na liberdade de pensamento, no diálogo e na diversidade de opiniões, crenças e posições políticas.

Nossa atuação

Desenvolvemos conteúdos e experiências de educação política criativa para diferentes públicos, de acordo com suas necessidades especificas.

ESCOLAS

Questões relacionadas aos Direitos Humanos e à Política estão cada vez mais presentes na escola, na convivência diária e no currículo. Desenvolvemos o potencial educativo dessas questões, através de atividades e materiais personalizados.

EMPRESAS

As empresas têm o desafio de dialogar com questões ligadas aos direitos humanos, internamente e na comunicação com o público.  Realizamos cursos e vivências que promovem um conhecimento mais profundo e atual sobre o tema.

UNIVERSIDADES

Contribuímos para uma formação acadêmica e profissional atualizada com a realidade política e as questões de Direitos Humanos por meio de atividades inovadoras e práticas, inclusive realizando pontes entre Universidades e Escolas.

PRÉ-VESTIBULAR
Os vestibulares e avaliações em geral têm apontado para a importância de uma compreensão ampla de temas de relevância social como racismo, homofobia, meio ambiente e gênero, exigindo argumentação crítica e fundamentada. Desenvolvemos atividades e conteúdos que facilitam essa apreensão.

Educação Política Criativa na EMEF Amorim Lima

Na EMEF Amorim Lima, escola da zona oeste de São Paulo, o Pé na Escola atuou em parceria com direção e professores para integrar direitos humanos e estrutura do Estado ao currículo da escola. As turmas do Fundamental II realizaram atividades como contação de história, simulação de audiência pública, role play de audiências judiciais e discussões sobre projetos de lei. As atividades prezaram pela vivência prática de conflitos, estimulando os estudantes a se questionarem, se colocarem no lugar do outro e a buscarem soluções novas e coletivas para as questões a que foram apresentados.

Cursos e Imersão

CURSO VIVENCIAL DE EDUCAÇÃO POLÍTICA

O Pé na Escola oferece o Curso Vivencial de Educação Política, voltado a educadores, empreendedores sociais e interessados em educação. Compartilhamos com os participantes saberes e práticas para uma educação criativa e conectada com propósitos para o mundo. O curso traz uma abordagem histórica, legal e filosófica sobre educação política no Brasil, além de atividades e metodologias que o Pé na Escola utiliza. As vagas são limitadas. Para mais informações sobre as próximas edições, acompanhe as redes sociais ou entre em contato com a gente!

IMERSÃO PÉ NA ESCOLA

Periodicamente, o Pé na Escola reúne interessados para debater temas importantes da educação brasileira por meio de filmes, notícias, textos ou convidados relacionados ao tema da vez. Os encontros são livres e abertos, e contam com contribuição voluntária dos participantes. Se tiver interesse em participar da próxima imersão entre em contato com o Pé.

Sobre a equipe do Pé na Escola

Nos conhecemos em 2007 durante a faculdade de direito na USP, quando descobrimos o brilho nos olhos que nos causava trabalhar e estudar com as conexões entre direito e educação. Seguimos trabalhando para este propósito que nos guia até hoje. Mas foi em 2013, após a grande catarse coletiva que levou milhares de brasileiros às ruas em junho, que vimos que era preciso fazer mais. Criamos o Pé na Escola em agosto de 2013 e mergulhamos de cabeça em seu projeto. Vivemos muitas histórias na construção de uma educação mais significativa para o nosso tempo, que é de diversidade, direitos e desejo de participação política. E na esteira desse percurso de aprofundamento contínuo e reinvenção, transformamos, em setembro de 2015, o que era projeto em empresa. Uma empresa nascida com oito anos de história.

Renata Ferraz

Mestranda em Filosofia e Educação na USP, onde pesquisa o tema “O velho, o novo e a educação em um mundo em transformação”.

IMG_5011 editada

Mariana Vilella

Mestranda em Educação na PUC/SP e formada em Direito na USP. Atua como pesquisadora nas duas áreas.

IMG_5027editada

Bruno Bissoli

Graduado em Direito  na USP, com formação em negócios sociais, mediação de conflitos e práticas restaurativas na escola.

IMG_4991 (2)

Vanessa Pinheiro

Especialista em Direitos Fundamentais e em “Ética, Valores e Cidadania na Escola” (USP), com mestrado profissional em Administração Pública.

Parceiros

PÉ NA ESCOLA NA MÍDIA

FIQUE CONECTADO